A lista dos arquitetos que participam da competição para intervir neste espaço cultural impressiona. Entre eles está Will Bruder + PARTNERS. Você pode ver algumas das outras propostas finalistas aqui que já publicamos : BIG , Tod Williams Billie Tsien e Sparano + Mooney Architecture
O projeto para o Kimball Art Center proposto por Will Bruder+PARTNERS centra-se na natureza da “exibição” no contexto histórico. Tomando como ponto de partida as coloridas e pré-históricas pinturas e pictografias dos canyons de Utah aliadas a abundante presença da expressiva forma arquitetônica vitoriana, a proposta assume o papel de expressão e educação através da cor e do artesanato. Esta sensibilidade para com a história e a propagação da exibição é instantaneamente compreendida através dos planos das fachadas da rua principal e Hebber.
Revestidas por pastilhas cerâmicas, predominantemente brancas e pretas pontuadas com pontos brilhantes, as paredes adicionam textura e cor às atividades da rua, permitindo que o Kimball Art Center se contraste com seu contexto. O conceito identifica três aspectos mais marcantes sobre o centro: educação – um registro histórico e uma reflexão contemporânea sobre a arte, exibição – observação e conservação de recursos, e evento – a demanda de uma comunidade através do processo de fazer.
“KAC como um imã urbano”: com o projeto de Bruder, o edifício é acessível e confortável a qualquer um que se aproxima dele. Seja um visitante ou um passante, o centro oferece “qualidade de ensino artístico, exibição e eventos”.
“Abrange flexibilidade e fluidez” e “coreografa uma lógica de movimento” através da topografia do espaço urbano, concebendo eixos e centros que recriam a rua principal ou a praça central.
“KAC o novo encontra o antigo”: a proposta preservará partes remanescentes do antigo edifício como as fachadas restauradas de 1929 do Eloy Motor Services/Kimball Garage que originalmente foram alojadas na breve transformação do Kimball Art Center. As paredes originais serão preservadas e utilizadas como suporte para um terraço jardim no último piso. Dezessete lajes acessíveis e o terraço público farão com que o centro pareça elevado, bem iluminado e transparente, sendo que seus três níveis serão visíveis e proverão aberturas diversas para a cidade.
“KAC uma aproximação autenticamente sustentável”: esse projeto permite que o edifício atinja a certificação LEED Platinum; devido a reutilização dos materiais e componentes originais do edifício antigo, assim como a reciclagem dos materiais de construção cuidadosamente para que não seja intrusiva à cidade.
O envelope do edifício é também desenhado para responder às melhores performances demandas. Energia fotovoltaica, turbinas de vento e um telhado verde ainda contribuem para a conservação e regeneração de energia.
Veja toda a apresentação aqui.